Diversas doenças podem ser causadas por contato com substância presentes em nossos equipamentos eletrônicos.
Foto: Wix Gallery
Com o avanço da tecnologia, rapidamente muitos equipamentos ficaram obsoletos, e aí surge um grande problema, o que fazer para descartá-los? O Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados e esse percentual não se altera há alguns anos, mesmo com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010.
Esse é um grande problema, visto que esses equipamentos, se descartados incorretamente, podem liberar diversas substâncias que são nocivas ao meio ambiente e também a nossa saúde. Nesse post vamos nos concentrar apenas nos malefícios para nossa saúde.
Destacamos aqui 5 metais presentes em equipamentos eletrônicos, como celulares, notebooks e desktops e que, em contato com a saúde, são extremamente nocivos.
Foto: Wix Gallery
1. ARSÊNIO
O Arsênio é um semimetal presente em placas de circuito eletrônico que em contato com o corpo humano pode causar intoxicação aguda e crônica, lesões na pele, câncer de pele, pulmão, bexiga e rins. Além disso o contato com o Arsênio pode causar perda sensorial no sistema nervoso.
2. NÍQUEL
Outro metal presente em equipamentos eletrônicos é o Níquel, presente em placas de circuito e no revestimento de baterias. Em contato com nosso corpo, o Níquel pode acarretar em intoxicação aguda, como edema pulmonar, pneumonia, além de sintomas de intoxicação crônica, como asma, rinite crônica. Além disso, o Níquel pode causar câncer no pulmão.
Foto: Tyler Lastovich - Pexels
3. MERCÚRIO
O Mercúrio é um material presente, principalmente, em pilhas e baterias, além de outros componentes em computadores, monitores, etc. A exposição ao material pode causar deterioração do sistema nervoso, podendo levar a demência, problemas motores, etc. Também pode causar danos ao fígado.
4. CHUMBO
O Chumbo é outro metal tóxico e perigoso, quando em contato com o corpo humano. É um metal muito versátil pela sua maleabilidade, dureza e resistência à oxidação. Atualmente se utiliza esse material na fabricação de baterias, mantas de blindagem, cabos, etc. Em contato com o organismo pode causar danos nos sistemas nervoso, respiratório, digestivo, sanguíneo e aos ossos, além de risco de câncer nos rins e sistema nervoso.
5. COBRE
O Cobre é outro metal muito comum em placas de circuito, monitores, entre outros. A exposição a esse material pode causar danos ao fígado, asma brônquica, câncer nos pulmões, entre outras doenças.
Foto: Wix Gallery
A ECONOMIA CIRCULAR E A LOGÍSTICA REVERSA
Esses metais estão cada vez mais escassos no planeta, além do descarte inapropriado poder causar grandes problemas ao meio ambiente e ao nosso corpo. Nesse sentido, a economia circular visa reaproveitar esses materiais, pois entende-se que todo material é 100% reaproveitado, podendo gerar empregos.
Em 2010 foi aprovada a lei Federal 12.305, além da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos que determina que as empresas realizam o processo de logística reversa de seus produtos o que evita que sejam descartados em local inapropriado.
É papel dos Governos, empresas públicas e privadas e toda a Sociedade a preservação do nosso planeta para as gerações futuras. Engaje-se nessa causa, pesquisa se sua empresa faz a destinação de computadores, notebooks, monitores ou celulares que não são mais utilizados.
Comente aqui, já conhecia algum desses materiais e seus riscos para nossa saúde?
Comments