top of page
Buscar

Ranking dos países que mais produzem lixo eletrônico

A tecnologia trouxe para o mundo mais um problema: os resíduos eletrônicos, ou lixo eletrônico, como são mais popularmente conhecidos. Conheça o ranking dos países que mais geram lixo eletrônico no mundo.


Foto: André Saraiva



Um computador rápido é bom demais, não é verdade? A cada dia surgem novas atualizações nos softwares que fazem nossos equipamentos ficarem lentos e temos que investir em atualizações. Além disso novas tecnologias surgem, antigamente ter um HD de 1 terabyte (maioria de nós nem sabe o que isso significa não é? Rs) era fantástico, agora não, precisamos do famoso SSD para deixar tudo mais rápido.


Bem, essa evolução é fantástica, mas ela também gera um problema, o que fazer com os equipamentos obsoletos? Atire a primeira pedra quem não tem algum computador antigo ou outros equipamento eletrônico lá guardado no fundo do guarda roupa, porém se eles ocupam um espaço precioso em nossas casas, imaginem para uma empresa que possuí uma quantidade grande de equipamentos trocados frequentemente.


Diante desse cenário um problema muito sério tem crescido muito nos últimos anos, o descarte incorreto desses materiais. Segundo o relatório Global E-Waste Monitor 2020 da ONU (Organização das Nações Unidas), foi gerado 53,6 milhões de toneladas de resíduo eletrônico em todo o mundo somente em 2019. Apesar de tudo poder ser reciclado apenas 17,4% dessa quantidade foi reciclada e se tornaram matéria-prima novamente para outros produtos, e o restante descartado incorretamente parando em aterros sanitários ou lixões irregulares, principalmente em países pobres.


Área de descarte de eletrônicos em Acra, capital de Gana-África — Foto: Empa – Ewaste



Além de ser um grande problema para o meio ambiente, o descarte incorreto de eletrônicos pode causar muitos danos ao nosso organismo por conter metais pesados em suas composições como cobre, chumbo, níquel, falamos mais acerca dessas doenças em outra publicação aqui no blog.


Mas você sabe qual é o ranking dos países que mais produzem resíduo eletrônico?


A China lidera a produção de resíduo eletrônico com 10,1 milhões de toneladas, os Estados Unidos com 6,9 milhões de toneladas e a Índia com 3,2 milhões, sendo esses três países responsáveis por quase 38% do resíduo no mundo.


O Brasil lidera entre os países da América Latina e de língua portuguesa com 2,1 milhões de toneladas de resíduo eletrônico em 2019 com uma tendência de alta nos próximos anos, confira a tabela a seguir:


Países que mais produzem resíduo eletrônico - The Global E-waste Monitor 2020



Esse consumo insustentável dos recursos é muito prejudicial pro futuro do nosso planeta, a economia circular é crucial para que possamos reaproveitar esses resíduos, seja descaracterizando eles e colocando na logística reversa ou por meio da reciclagem eletrônica desses materiais.


É por isso que empresas como a Samvit Reciclagem Eletrônica e Logística Reversa são cruciais para que possamos dar a destinação correta desses resíduos. Atuamos desde 2018 no setor e já ajudamos grandes empresas a fazer a gestão dos resíduos eletrônicos.


Nessa publicação você conhece um pouco dos equipamentos que coletamos, fale com nosso time comercial. Juntos podemos salvar nosso planeta!



Comments


bottom of page
= Whatsapp